Projetos desenvolvidos na Escola Monteiro Lobato

Plano de Aula   -   10/10/2011     - TERRA NOVA DO NORTE - MT
Autor  (a).MARIA JOSÉ DE SOUZA ALVES
Co-autor(es)Dilma Pauluze e Paloma Caroline

Estrutura Curricular
 Modalidade / Nível de Ensino       componente curricular                tema
Educação Infantil                                 Natureza e Sociedade             - os processos da   Metamorfose   
                                                                                                                    
Educação Infantil                                 Artes Visuais                               - pintura, recorte, colagem                     
                                                                                                            - Dobradura e desenhos
 Educação infantil                               Linguagem  oral e escrita               - histórias, vídeos, escrita    
                                                                  - Música e encenação  

TITULO - O Nascimento da Borboletinha
Tema: Como nasce borboleta?
Turma: Infantil I
Idade: 04 anos

-O QUE O ALUNO IRÁ APRENDER COM ESSA AULA

- Compreender como nasce a borboleta e seu processo  de transformação;
- Ampliar a capacidade artística por meio de trabalhos manuais;
- Desenvolver a coordenação motora, a imaginação e a criatividade através de produções de atividades sobre o tema em foco;
- Relatar oralmente o que aprenderam sobre a metamorfose da borboleta.

-DURAÇÃO
5 (cinco) aulas de 3 horas  cada aula.

- CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM SEU ALUNO 
 
- Conversa informal com as crianças sobre o que sabem sobre a borboleta: tipos, cores, tamanhos, e forma de vida da mesma.

- PALAVRAS – CHAVE
Nascimento, metamorfose, borboleta


-ESTRATÉGIAS E RECURSOS
1º - Sentar em círculo com as crianças em uma roda de conversa para explanação do tema da aula, abrindo espaço para que todos falem o que sabem sobre a borboleta. Em seguida complementar com a leitura de uma historia intitulada “O Nascimento da Borboleta”  para melhor entendimento do assunto. Essa história se encontra no endereço. educandocomamor1.blogspot.com/2010/08/o-nascimento-da-borboletinha
 2º - Ler a História: Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, Coleção Sambalelê, que fala sobre borboletas que viviam em canteiros separados, conforme a cor de cada uma. Ex: as borboletas azuis viviam nos canteiros de flores azuis, amarelas nos canteiros e amarelos, etc;
3º - Fazer comentários sobre a mesma e ilustrar as histórias com desenho de borboletas;
4º- Assistir o vídeo: Cocoricó- A metamorfose da Borboleta YouTube2disponível no site:
5º- Após assistir o vídeo sugerir às crianças que relatem como entenderam o processo de metamorfose e então entregar a elas um desenho da lagarta impresso em papel sulfite para colorir e fazer uma dobradura estimulando a participação de todos.
 6º- Distribuir desenhos impressos em papel sulfite com as fases do nascimento da borboleta, para que as crianças pintem, recortem as partes que formem a sequência para a confecção do livrinho com eles, ilustrando a capa com recortes de borboletas.
7º- Usar folhas de EVA para que as crianças confeccionem borboletas, enfeitando-as de acordo com a criatividade de cada um e colar no palito de churrasco para fazer uma apresentação com toda a classe para outras turmas da escola;
 8º - Confeccionar uma asa de borboleta, com cartolina, enfeitá-la com papel crepom e vestir uma menina com essas asas coloridas e finalizar com a apresentação da música “borboletinha tá na cozinha...” extraída do CD “Canções Infantis” para as outras turmas da escola.
- RECURSOS COMPLEMENTARES
- classeprimarios.blogspot.com/2010/05/novo-nascimento-borboleta.html
AVALIAÇÃO
No decorrer dessa aula será importante observar o envolvimento das crianças nas atividades, se compreenderam os conteúdos aplicados, se interessaram pelas atividades bem como a capacidade de relatar o processo do nascimento da borboleta.



Encantando as crianças com a música “Sapo Cururu”
Autora: Elizabeth Alves da Silveira
Co autora: Vilma Cardoso

*Modalidade de Ensino:
Educação Infantil: Maternal Integral

Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com a aula
- Aprender a música “Sapo Cururu”;
- Identificar as personagens da música;
- Realizar movimentos corporais através da música;

* Componentes Curricular
- Arte Visual
- linguagem Oral
- movimentos

* Duração da Aula:
- 2 aulas com 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Identificar se as crianças já conhecem músicas envolvendo sobre o personagem Sapo Cururu

Estratégias e recursos

  aula
1º Momento: Conhecer o animal SAPO. Questionar as crianças sobre o animal: onde vive, como ele é, sua cor, tamanho, etc.,

2º Momento:  Iniciar a aula lendo a história “Dona Sapuda” retirada do livro: coleção Sonho e Fantasias, em seguida,  pedir para os alunos identificarem as personagens da história.

3º Momento: Após o questionamento, perguntar às crianças se conhecem a música do Sapo Cururu;
- Em formato de um círculo na sala o professor poderá ensinar a música para as crianças, utilizando o som, com música cantada para as crianças aprenderem a cantar.

Sapo Cururu

Na Beira do Rio
Quando o Sapo Canta,
              Ô Morena,

É que Está Com Frio!
Quando o Sapo Canta,
É Que Está Com Frio!

A Mulher do Sapo
Diz Que Está lá Dentro
Fazendo Rendinha,
                   Ô Maninha,

Pro Seu Casamento!
Fazendo Rendinha,
                     Ô Maninha,
 Pro Seu Casamento!

2ª Aula
1° Momento: Recepcionar os alunos usando gestos com os braços desejando um ótimo dia juntos;       
2° Momento: Roda de conversa: conversar sobre a aula anterior, apresentar aos alunos vídeo do “Sapo Sururu” que pode ser encontrado no youtube, no link: http://www.youtube.com/watch?v=wPdZgSLT0CI ;
3° Momento: Em forma de brincadeiras pedir para alunos um de cada vez, imitar os movimentos do sapo;
4° Momento: Distribuir tesoura a cada aluno e pedaços grandes de E.V.A., pedir para que eles cortem em tamanho pequenos, após terem cortado os E.V.As. Verdes, distribuir o desenho mimeografado e cola para as crianças realizarem a colagem. Depois expor no mural da sala os desenhos feitos.

Recursos Complementares:
Livro Dona Sapuda
Editor: Fernando Augusto Pinto
Coordenação: Pedagógica: Gerusa Rodrigues Pinto
Editora: Fapi
Ilustrações: Hugo Mattos da silva

Avaliação
Avaliar por meio da observação, a participação e o interesse dos alunos nas atividades propostas.



ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MONTEIRO LOBATO

TÍTULO:  Conhecendo os pontos cardeais

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil II

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem; Natureza e Sociedade, Música, Movimento e Artes

CONTEÚDOS: Lugares e Pontos de Referência; Coordenação Motora; Desenho; Bussola; Localização; Coordenação Motora; Linguagem Oral, Lateralidade e Movimento; Conceitos matemáticos na frente / atrás;


DADOS DA AULA

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA
- Localizar-se no espaço;
- Identificar pontos de referências;
-  Desenvolver coordenação motora;
- Desenvolver noções de localização através da bússola;
- Desenvolver a coordenação viso motora;
- Desenvolver a capacidade de observação;


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES – 2 aulas de 4h cada

CONHECIMENTO PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR

 - Conversa informal sobre o caminho percorrido pelos alunos no trajeto de sua  casa para a escola;
- Pontos de referência para a localização da casa de sua família.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

Atividade 1: Roda de conversa – Iniciar a aula falando sobre o espaço percorrido pelas crianças até a escola, enfatizando os pontos cardeais, através de alguns pontos de referência conhecido por elas, de forma que possam entender a importância dos pontos cardeais para a localização das pessoas;

Atividade 2: Distribuir uma folha sulfite com o desenho da escola no centro que serve como ponto de partida para as crianças desenharem  o caminho percorrido da escola até a sua casa. Enfatizar os pontos conhecidos por eles, tais como: lojas, bares, escolas, ginásio de esportes, que servem de referência para os mesmos se localizarem no espaço e chegarem a suas casas;

Atividade 3:  Oferecer um desenho sobre os pontos cardeais, retirado da internet, no endereço:


Para as crianças colorirem e observarem os pontos;

Atividade 4: Tarefa de casa – Orientar as crianças que, com ajuda dos pais,  observem onde o sol nasce e onde se põe.

Atividade 5: Roda de conversa – Ouvir os relatos das crianças sobre a observação feita por eles, enfatizando que para que os mesmos se localizem através do pontos cardeais é necessário se posicionar de maneira que o braço direito aponte para onde o sol nasce; que  é o ponto Leste, o braço esquerdo para o lado que o sol se põe, que é Oeste, à sua frente , Norte e à suas costas, Sul.
Após esta discussão o professor fará a contextualização da importância da bússola para as pessoas poderem se localizar no espaço.

Atividade 6: O professor poderá levar para a sala de aula uma bússola para que as crianças possam conhecer e ou desenhos do equipamento.


Atividade 7: Cada criança irá construir uma bússola artesanal com auxílio do professor – imantar uma agulha, prendê-la em um pedacinho de rolha e soltá-la em um pote com água, a mesma apontará para o norte, isso porque no polo norte há uma concentração significativa de imã.


Atividade 8:  Para  comprovar o experimento e os conceitos trabalhados, usar  um pote, que pode ser de 1 litro de água, colocar a bússola dentro para que as crianças observem ela girar até que a ponta da agulha que foi imantada aponte para o Norte.
Comparar as bússolas e observar que todas apontam para o mesmo lugar;

Atividade 9: Passeio – o professor poderá organizar um passeio nos arredores da escola para se localizar no espaço através de alguns pontos de referência e como auxílio da bússola, permitindo que as crianças observem os pontos de referências como casas, árvores, placas, escolas, mercados e com ajuda da bússola descubram em qual ponto cardeal, esta localizado o ponto de referência.

RECURSOS COMPLEMENTARES

Vídeo da TV – Propaganda educativa difundida pela Rede Globo, onde um ator faz a demonstração da construção de uma bússola artesanal.


AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, observando se a criança após as aulas consegue se posicionar corretamente para identificar onde estão localizados os pontos cardeais. Se dado um ponto de partida ela percebe pontos de referências que ajudam a mesma chegar a um determinado local, e se reconhece uma bússola e sua utilidade.

Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato - TERRA NOVA DO NORTE – MT
Felicidade Não Tem Cor
13/10/2011
Autor:  Roseli Aparecida Cucolotto
Co-autor (es): Poliana de Carvalho Evangelista e Verli Maria Figueredo Souza
Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino     Componente Curricular                Tema
Educação Infantil                         Natureza e Sociedade              História Afro-Brasileira
Educação Infantil                         Movimento                              Expressividade
 Educação Infantil                       Linguagem Oral e Escrita        Falar e escutar
Educação Infantil                         Artes Visuais                      Criatividade e Coordenação                                                                                                  motora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com essa aula
- Conhecer a cultura afro-brasileira;
- Explorar a expressão corporal como forma de comunicação da cultura afro;
- Desenvolver a oralidade, socialização e o respeito a diversidade;
- Desenvolver a produção artística;
Duração das atividades:
5 aulas de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Através de uma roda de conversa observar o conhecimento prévio dos alunos quanto a sua identidade, respeitando a diversidade e sua auto aceitação.
Estratégias e recursos da aula
1º momento: em uma roda de conversa dialogar com as crianças sobre a diversidade cultural existente na escola, mais especificamente na questão racial e social, destacando a riqueza da cultura afro-brasileira;
2º momento: propor às crianças uma roda de histórias referentes ao tema, iniciando com a história “Menina Bonita do Laço de Fita”.
3° momento: após a contagem de histórias as crianças poderão expressar suas opiniões através do registro com desenho livre usando sulfite, lápis de cor, tinta guache, pincel, giz de cera etc. recorte e colagem de figuras retiradas de jornais e revistas para a confecção de um mural, relacionadas ao tema.
4° momento: roda de conversa sobre músicas e danças tradicionais da cultura afro, destacando a capoeira como uma luta que os negros criaram para sua defesa. Pesquisa no laboratório de informática da escola e vídeos de roda de capoeira.
5° momento: apresentação de uma roda de capoeira ao vivo na escola e música com participação de um professor de violão afro-descendente.
Recursos complementares
Histórias da literatura infantil relacionados ao tema, CDs, vídeos.  
História: A bonequinha preta, fonte  http://feijo.com/~flavia/bonequinha.html Acesso em 25/10/2011.
Acesso dia 17 out 2011

Vídeo: Você é especial, cantora Aline Barros/ fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kKNghHKbs6c  Acesso dia 17 out 2011

Vídeo: Apresentação Roda de Capoeira/ fonte:
Para mais informações da Cultura Afro-Brasileira visite o site http://www.museuafrobrasil.org.br/ Acesso em 25/10/2011

Avaliação
A avaliação será feita de forma contínua através da observação do   professor, observando a participação, o interesse e o envolvimento nas atividades desenvolvidas,   individual e coletiva.